PLANILHA DE GASTOS MENSAIS SIMPLES PARA CONTROLE DE ORÇAMENTO FINANCEIRO

Olá leitor, você gostaria de ter um instrumento que irá ajudar a organizar suas finanças?

Parabéns, você encontrou!

Após muitos pedidos estou disponibilizando para download a planilha que sempre utilizei para minha organização financeira. A planilha é comprovadamente eficiente.

Nossa planilha de gastos mensais irá ajudar você a organizar suas finanças pessoais de forma prática e simples.

É uma planilha fácil de manipular, com um visual agradável, útil e eficiente. É o suficiente para iniciar sua organização financeira e sua caminhada em direção a uma vida financeira equilibrada e próspera.

Nosso objetivo principal não é fazer o controle diário de seus gastos, mas o mensal. Contudo, dependendo da forma como você preencha sua planilha, você também poderá fazer o controle diário.

Indico que, no início, os pequenos gastos diários você anote em uma caderneta ou use um aplicativo.

Anotar os seus gastos diários é apenas um passo para saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo.

Quer saber mais como usar nossa planilha? Continue lendo.

Achou interessante? Compartilhe com seus amigos e na sua rede social.

 

ETAPAS INICIAIS

 

Planilha de Gastos Mensais Simples

 

Para preencher a planilha de orçamento você deverá, primeiramente, analisar sua vida financeira e identificar a maioria dos seus gastos. Para aprender a fazer um diagnóstico da sua vida financeira leia nosso artigo Como está sua Vida Financeira? Faça um diagnóstico.

Feito o diagnóstico eleja seus sonhos e objetivos. Indico a leitura do nosso artigo Defina seus Objetivos Financeiros e Alcance a Prosperidade.

Comece a montar seu orçamento priorizando alcançar os seus sonhos e objetivos. Para entender a importância de possuir um orçamento leia o artigo Orçamento Pessoal: faça já o seu!

De posse das informações comece a preencher sua planilha de gastos mensais para controlar suas receitas e gastos e dê um importantíssimo passo em busca do sucesso financeiro.

A planilha de orçamento irá proporcionar a você:

  • Tomar consciência da sua realidade financeira;
  • Saber exatamente para onde vai o seu dinheiro;
  • Planejar seus gastos de forma simples;
  • Seguir seu planejamento e alcançar seus sonhos e objetivos;
  • Acompanhar as despesas futuras para ter certeza que estão dentro do planejamento;
  • Ter uma vida financeira organizada, tranquila e próspera.

 

COMO USAR NOSSA PLANILHA PARA CONTROLAR O ORÇAMENTO DE FORMA SIMPLES

budget calculation

 

Nossa planilha é auto explicativa e a divisão utilizada visa identificar as primeiras despesas que poderão ser cortadas para equilibrar os gastos e o padrão de vida.

Para começar, primeiramente, baixe a planilha para o seu computador. Você precisará do Excel para poder abrir o arquivo, que pode ser acessado após inserir seu email abaixo:

Após abrir o arquivo você encontrará uma primeira aba denominada INÍCIO, que fornece informações básicas sobre o objetivo e como usar a planilha.

Na segunda aba, chamada EXEMPLO você observará uma planilha preenchida com tipos de receitas e gastos. Esse é só um exemplo genérico de como deve ser o preenchimento.

Nossa divisão de receitas é denominada:

  • Receitas Fixas.
  • Receitas Variáveis.

Os gastos são divididos em:

  • Despesas Dia a Dia.
  • Investimentos.
  • Gastos à Vontade.

Existe ainda uma subdivisão em cada uma das divisões principais e clicando ao lado de cada nome abrirá uma aba explicando o que significa e como preencher cada tipo de gastos.

Observação: Clicando ao lado de cada nome em negrito, ou posicionando o mouse sobre a célula abrirá uma caixa explicativa para cada um dos tipos de receitas e despesas.

Você usará a aba de exemplo apenas para se orientar de como a planilha deve ser preenchida, mas o preenchimento e denominação dos gastos você que irá eleger, pois vai variar de acordo com a importância e a prioridade de cada gasto que você faz.

Você também irá perceber que existem duas abas de cada mês, SET- Plan e SET- Real, por exemplo.

O mês Plan você irá preencher de acordo com seu planejamento, ou seja, é uma perspectiva de seus gastos, e você deverá preencher antes do mês começar.

Já o mês Real será preenchido com seus gastos efetivamente realizados, durante o mês vigente.

No final do mês você deverá fazer uma comparação se cumpriu ou não o seu planejamento e fazer ajustes.

O preenchimento da planilha leva em consideração a obrigatoriedade, a necessidade e a prioridade dos gastos, de forma que fique mais fácil identificar onde fazer cortes em caso de necessidade e para aumentar suas economias, poupar e investir mais.

Leia cada uma das abas existentes ao clicar os nomes em negrito.

 

CONCLUSÃO

analiseseusorcamento

 

Siga seu orçamento financeiro realizado de acordo com seu planejamento. Em poucos meses você observará mudanças positivas em sua vida financeira.

Analise sua vida financeira, planeje seus sonhos e objetivos e utilize a planilha simplificada de orçamento para organizar suas finanças e alcançar o sucesso.

Acredite, com organização, disciplina e propósito alcançar os sonhos e objetivos é questão de tempo.

Qualquer dúvida deixe seu comentário e sua opinião, nós responderemos.

Desejo sucesso para você!!

Gostou? Compartilhe e indique para um amigo.

Deixe seu e-mail e receba nossa planilha.

 

 

Manu Peixoto

Manu Peixoto acredita que a Educação Financeira pode mudar a vida das pessoas, proporcionando qualidade de vida e prosperidade financeira. Quer ajudar você a organizar e cuidar melhor da sua vida financeira. Estudiosa e praticante da Educação Financeira há vários anos.

Website: http://vidafinanceirainteligente.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *