A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA

 

Você já leu, estudou ou cursou algo sobre Educação Financeira?

Caso você já tenha algum conhecimento nessa área e já pratique alguns de seus princípios, saiba que está à frente da maioria dos brasileiros, que em sua maioria ignora a importância de se educar financeiramente.

Estudos comprovam que a Educação Financeira no país, apesar da existência da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, instituída pelo Decreto nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, é algo que pouquíssimos brasileiros tem acesso.

Você está procurando conhecimento sobre finanças? PARABÉNS! Esse é um passo muito importante para ter uma vida financeira mais tranquila e organizada, capaz de proporcionar a realização dos seus sonhos, inclusive o de alcançar sua independência financeira, e quem sabe ficar RICO.

O conhecimento adquirido colocará você em vantagem na caminhada rumo a sonhada independência financeira.

No Brasil, somos ensinados somente a gastar. O máximo de conhecimento que nos repassam sobre o assunto é que precisamos ter uma poupança.

O mundo do uso consciente do dinheiro e da gestão financeira, para maioria dos brasileiros, é um lugar desconhecido, que gera muito medo.

Uma simples conversa sobre o assunto com alguns amigos, irá lhe comprovar que grande parte sabe muito pouco, ou nada, sobre gerir dinheiro.

Se você até hoje não cuidou das suas finanças, encontra-se em situação de endividamento e não sabe para onde vai seu dinheiro, mas decidiu organizar sua vida financeira para sair do caos e prosperar, você está no lugar certo.

Aqui aprenderá sobre a Importância da Educação Financeira e conquistará capacidade para gerir suas finanças de forma inteligente.

 

Nesse artigo você irá ler sobre:

• A dificuldade de encarar sua realidade financeira
• Por que se Educar Financeiramente?
• O que irei aprender? Os principais pontos estudados na Educação Financeira.
• Onde a Educação Financeira pode te levar
• Como aprender Educação Financeira de graça

 

Achou interessante?

Cadastre seu e-mail e receba semanalmente artigos sobre Educação Financeira.

 

 

Importancia da Educação Financeira

 

A DIFICULDADE DE ENCARAR SUA REALIDADE FINANCEIRA

O pensamento de organizar o orçamento familiar e pessoal, para saber de forma detalhada as receitas e os gastos, gera desconforto em muitas pessoas, simplesmente porque as mesmas não tem noção nem de quanto ganham, e muito menos de quanto gastam.

Confrontar a realidade financeira, às vezes, não é muito agradável.

Alguns preferem viver em uma grande bagunça financeira, com fortes emoções, que atingem a qualidade de vida e a paz da família, do que enfrentar e agir para superar seus problemas financeiros.

Caso você esteja com problemas nessa área, agir, nem que seja lentamente, com ações que visem solucionar suas questões é a melhor atitude.

A pessoa certa para tomar decisões em relação ao seu dinheiro é você. Caso decida mudar, se livrar de problemas ou mesmo alavancar seus ganhos e investimentos, a melhor forma de iniciar essa mudança é através do conhecimento, ou seja, de Educação Financeira de qualidade.

 

POR QUE SE EDUCAR FINANCEIRAMENTE

A Educação Financeira irá proporcionar a você o surgimento de uma mentalidade saudável em relação ao dinheiro. Você perderá o medo e ganhará segurança para, com inteligência e crenças positivas, tomar decisões prósperas.

Logo de início irá entender que existem diversas formas de fazer dinheiro, além de um emprego, e que melhorar sua produtividade e usar seus talentos para fazer renda extra ou aumentar seus ganhos é algo importante a se analisar.

As lições de como gastar seu dinheiro talvez sejam as vedetes da Educação Financeira, embora sua importância vá muito além disso. Muitos acreditam que somente com organização e planejamento é possível ter uma vida financeira saudável e próspera.

Ocorre que, quanto mais estudar verá que antes da organização vem à importância de ter comportamentos e hábitos saudáveis de consumo.

O consumo deve ser analisado e trabalhado para que você seja capaz de diferenciar uma necessidade de um desejo, e não caia nas tentações das manipulações de consumo, do “efeito manada” e das pressões socioculturais.

O consumo impulsivo é um dos grandes responsáveis pelo desequilíbrio financeiro da maioria das pessoas.

Organizando suas finanças e trabalhando seus comportamentos e hábitos, você não irá deixar realizar seus desejos, mas a Educação Financeira será capaz de te ensinar a ter disciplina, limite e principalmente identificar e respeitar seus verdadeiros sonhos.

Saber analisar e escolher os melhores produtos oferecidos por bancos e instituições financeiras, de acordo com as suas reais necessidades, talvez seja um dos grandes ganhos que você alcançará.

Você mesmo será capaz de escolher qual o melhor investimento, se vale a pena fazer um plano de previdência, quais tipos de empréstimos possuem os menores juros, ou seja, quem vai decidir o que fazer com seu dinheiro é você e não o seu gerente.

Além de ensinar e conscientizar sobre a importância e necessidade de poupar e investir seu dinheiro, para sua segurança e tranquilidade, a Educação Financeira irá te proporcionar entender sobre os principais tipos de investimentos.

Através desses conhecimentos você será capaz de atingir objetivos financeiros traçados e planejados e alcançar o que todos pretendem, uma ótima qualidade de vida e paz financeira.

 

O QUE IREI APRENDER? OS PRINCIPAIS PONTOS ESTUDADOS

A Educação Financeira é um mundo vasto de conhecimentos que irão te proporcionar segurança, tranquilidade e prosperidade em sua vida financeira.

Irei citar dez pontos que, com o conhecimento adquirido, você poderá realizar. Você será capaz de:

  1. Analisar sua vida financeira
  2. Mudar e aperfeiçoar sua mentalidade financeira
  3. Organizar seu orçamento
  4. Fazer seu planejamento financeiro
  5. Sair das dívidas e nunca mais voltar
  6. Economizar e poupar
  7. Fazer investimentos inteligentes
  8. Fazer escolhas conscientes e inteligentes na hora de consumir (Comportamento e hábitos de consumo)
  9. Planejar a realização dos seus sonhos
  10. Alcançar sua independência financeira

 

ONDE A EDUCAÇÃO FINANCEIRA PODE TE LEVAR

Praticando as lições aprendidas, você será capaz de sair das dívidas, ter um padrão de vida condizente com sua renda, consumir seus verdadeiros desejos, realizar seus sonhos e, quem sabe, alcançar sua independência financeira.

A organização, o planejamento, e hábitos saudáveis de consumo, somados a poupança e investimentos inteligentes poderão te levar onde você quiser, segundo seu potencial de adquirir renda.

Seu dinheiro irá aparecer em coisas de valor para você e não mais irá escorrer por suas mãos em gastos impensados e desnecessários.

Você irá trabalhar com mais prazer e produzirá mais, será capaz de explorar suas habilidades e talentos e, dessa forma, conquistar renda extra para incorporar aos seus planos financeiros.

Com suas finanças organizadas e seu planejamento financeira funcionando de acordo com seus sonhos, sua vida financeira será tranquila e você irá adquirir mais qualidade de vida.

Através da Educação Financeira, com persistência, disciplina e ação você será capaz de conquistar tudo aquilo que almeja.

Você poderá chegar onde você quiser.

 

COMO APRENDER EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE GRAÇA OU GASTANDO POUCO

Existe muito material de qualidade na internet para que você estude sozinho e possa melhorar sua vida financeira, resolvendo os problemas existentes e planejando seu futuro.

Vários sites sem fins lucrativos, inclusive do governo, possuem material de Educação Financeira.

Sites de empresas privadas também possuem algum material, mas é sempre bom ter em mente que essas empresas possuem interesses quando estão te ensinando, de forma que faça sempre uma análise crítica dos ensinamentos.

Outra forma bastante popular e democrática são os blogs e sites de Educadores Financeiros e simpatizantes da matéria. Nosso espaço é um desses canais, e surgiu com o objetivo e a missão de ajudar o maior número de pessoas a se educar financeiramente.

Alguns dos blogs e sites possuem um ótimo material para seu estudo. Cada um possui seu estilo e foca em suas prioridades, mas sempre com muita qualidade, assim como o Vida Financeira Inteligente.

Alguns blogs que recomendo:

www.educacaofinanceiraparatodos.com

www.clubedospoupadores.com

www.queroficarrico.com

 

Caso você pretenda se aprofundar ou opte por obter material compilado e de qualidade, existem e-books e cursos on-line que irão te ensinar de forma rápida e profunda, matérias mais específicas. Os preços desses produtos, geralmente, pagam perfeitamente o valor que eles possuem.

Para aprofundar seus conhecimentos utilize também o velho e bom livro. No Brasil existem ótimos autores de Educação Financeira e também traduções de best sellers mundiais, que podem te ajudar a aprofundar seus conhecimentos.

Somente com o conhecimento você sentirá segurança para agir.

Com conhecimento e prática consciente e inteligente o seu sucesso financeiro é questão de tempo.

Inicie seus estudos aqui no site, lendo nossos artigos. Com o que você aprender, comece a agir e depois de pouco tempo você começará a ter resultados incríveis.

Bons estudos e sucesso!!

 

Manu Peixoto

Manu Peixoto acredita que a Educação Financeira pode mudar a vida das pessoas, proporcionando qualidade de vida e prosperidade financeira. Quer ajudar você a organizar e cuidar melhor da sua vida financeira. Estudiosa e praticante da Educação Financeira há vários anos.

Website: http://vidafinanceirainteligente.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *